quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Minha experiência leitora




                                                                        ( Raquel Pereira )


Bons anos já se passaram, mas a memória eternizou e nunca deixou ser efêmera.

Eternizou-se, como Alves: Por ter amado!

Lembro-me ainda pequena, olhando minha mãe sempre envolta com cadernos, canetas, livros, ouvindo no rádio fitas do Padre Zezinho. Ela copiava as letras que mais gostava, eu ainda menina só a observava, achava lindo aquelas marcas que ela fazia, o caderno ganhara cor com o passar dos anos, era um amarelado muito bonito. Crescia... e ainda, não compreendia o que mamãe tanto fazia ali.

Passava muito tempo ao lado dela, não frequentava escola, meus irmãos tinham começado no Jardim de infância, usavam um uniforme azul bem bonitinho, carregavam suas lancheiras, eu ficava louca para ir com eles, mas minha pouca idade não permitia o que de certa forma era bom, pois ficava mais grudada na mamãe.
Naquela época ela tinha os cabelos negros, era um brilho interminável, muito jovem, trazia toda frescura e beleza da sua idade, mas ao mesmo tempo toda responsabilidade de uma mãe e esposa. Ela dedicava-se a escrever textos, eu só fui saber disso alguns anos depois.
Fiquei ao lado dela até quando entrei na escola, ela era cozinheira de onde estudava, as crianças a adoravam e eu guardava um ciúmes escondido toda vez que alguma criança a abraçava.
Foi meu primeiro ano, era norma da escola que todos os pais comprassem um livro para o filho, mamãe sempre foi muito malandra, ela não escolheria um livro qualquer para minha primeira experiência como leitora, dito e feito me fez encontrar com Lewis Carroll Alice no País das Maravilhas. O livro era lindo! capa dura e tudo, não tenham dúvidas que eu louca para ler aquele livro sozinha fiz de tudo para aprender a ler o mais rápido que pude.

E assim, aconteceu o meu despertar como leitora. O exemplo mais forte: MINHA MÃE, que de uma forma tão simples e fantástica me inseriu na comunidade leitora, da qual ainda tenho muito o que descobrir .

O primeiro passo foi dado na infância, a consequência já se prolonga por muitos anos e que seja assim...
Torço para que outras crianças encontrem alguma referência em sua caminhada, pessoas que as despertem para o mundo tão fantástico que é o da leitura.


#7dejaneiro
#diadoleitor

Nenhum comentário: