segunda-feira, 20 de julho de 2015

O Senhor quer sentar?


                                                              
                                      ( Raquel Pereira)

   O transporte público tem todos os dias grandes novidades, não digo com respeito a novas frotas de ônibus, modelos articulados ou qualquer coisa assim....
   E sim, novidades que vão além do meio de transporte. Boas novas que ficam por conta dos usuários, ah! são eles, os usuários, que dão vida ao cenário mais fantástico que possa existir.
   Pensem, ali um espaço pequeno, um ônibus em uma manhã de quarta feira às 6 ou 7 da manhã, as mais variadas culturas, crenças, gêneros, todos no mesmo lugar, se encontrando mesmo sem ter a menor intenção de se encontrar, estão ali por causa dos afazeres diários.
   E é exatamente ali que as mais variadas coisas acontecem, basta não ser nenhum distraído e você fica por dentro das mais engraçadas situações.
   No ônibus assim como em outros lugares preza-se pela ética moral, é claro que a lei dos assentos preferenciais existe, foi preciso pintar os bancos de outra cor, escrever alertando os distraídos que ali não é o lugar deles, mas pra ajudar na identificação foram colocados desenhos para tirar qualquer dúvida que aquele assento “ NÃO É SEU”, mas algumas vezes, só algumas, ou muitas, ou vencidos pela preguiça, ou por dificuldade de reconhecer outros tipos de linguagem os lugares são ocupados.
   A lei existe, todo mundo sabe, mas é a ética moral que me faz não sentar em um banco reservado e levantar 30 vezes caso uma dessas pessoas precise sentar em outro não reservado.
   Mas não estou aqui pra falar dos reservados, pois estão ali e devem ser respeitados, estou aqui para mostrar o outro lado da moeda, aquelas coisas engraçadas que acontecem no ônibus que falei no começo .
   Você já tentou oferecer lugar para um Senhor?
   Se já, acredito que tem uma vaga ideia do que eu vou falar, olha só:
   Você oferece lugar a uma grávida ou a uma mãe com criança no colo, o que elas fazem? Te dão um breve sorriso e agradecem.
   Você oferece lugar a uma Senhora, o que ela faz? Respira aliviada com um olhar terno e agradece.
   Vai você com toda a ética moral oferecer lugar não reservado para um senhor que tem idade do seu avô, as vezes bisavô, quando não muito tataravô. Pode ter certeza acabou de assinar o atestado de óbito.
   O infeliz fecha a cara e sai resmungando as mais doidas ofensas, coisas que até então você nunca tinha escutado antes. Como se tivesse dito alguma mentira, todo educado, respeitando os infinitos passos do cidadão, quase que comemorando as velinhas que se fossem contar em unidades não caberiam em 5 bolos, e o dito quer te enforcar por tanta gentileza.
   Agora veja só, vai entender o que uma simples perguntinha pode causar.
   - O Senhor quer sentar?

 


 
 

Nenhum comentário: