sábado, 7 de março de 2015

A vida é uma grande brincadeira

                                               (Raquel Pereira)

  Estava voltando do laboratório, uma manhã bem quente, é certo que estava no limite da manhã e começo da tarde, dirigindo-me ao ponto de ônibus.
   Acredito que nunca falei dos benefícios do transporte público, é lógico que, ter um carro é bem cômodo, te leva pra onde quer sem aquelas paradas indesejadas, tem a vantagem de traçar qualquer caminho, mas... perde em uma coisa: em um carro você deixa de observar as coisas mais engraçadas e interessantes do dia dia, coisa que conforto nenhum te proporciona. Bom...não é a respeito das vantagens e desvantagens de um ou de outro que quero ater-me nesta Crônica.
  Na passagem do meu relógio os ponteiros pendiam para tarde, abandonavam lentamente os embaraços naquela manhã. Cheguei ao ponto de ônibus, o movimento era grande, muitas pessoas iam e vinham, mas... no meio daquela loucura uma cena me chamou a atenção, uma mãe com uma menininha que tinha no máximo 2 anos e um vendedor que passava lentamente tentando refrescar a alma das pessoas.
  A figura do vendedor me inquietou, o serviço dele embora não reconhecido trazia conforto naquela manhã, vendia água! Ele gritava: OLHA ÁGUA GELADA, ÁGUA GELADA!
  Para minha surpresa a menininha tomou a fala do vendedor como uma grande brincadeira e se colocou a tagarelar: OIA AGA GILADA, AGA GILADA! Uma graça, toda vez que o homem falava ela se prontificava em repetir.
  A mãe sem entender o prazer da brincadeira, ofereceu a água gelada pra filha, que na mesma hora recusou, afinal o desejo dela não estava no objeto água gelada para saciar a sede e sim no objeto AGA GILADA como brincadeira de repetição.
  E assim foi ela repetindo cada vez mais a brincadeira, se deixando levar por um momento tão significativo e prazeroso. Bobagens para alguns, aprendizado para ela.
  O que me chamou a atenção naquele dia não foi o fato da cena em si, mas como as coisas simples vão perdendo espaço em nossas vidas, como uma simples brincadeira ou descoberta vai passando em branco, o quanto o nosso cotidiano apressado vai tampando as telas mais bonitas.
  Hoje eu fico na memória e repito mil vezes. Neste sábado eu só quero lembrar:
- AGA GILADA, AGA GILADA!

Nenhum comentário: